Viageria offline | Copa na África

Já contei aqui do encontro Viageria offline que fizemos em maio e que um dos temas foi a Copa do Mundo da África do Sul. Quem conduziu o assunto foi o Guilherme Boechat, que falou sobre a experiência de ter ido à Copa da África em 2010 e o que este evento (tão polêmico na edição brasileira de 2014), significou para os visitantes estrangeiros e para os anfitriões sul africanos. Apesar de termos entrado numa discussão inevitável sobre os problemas da organização da Copa deste ano no Brasil, a sugestão do Gui é aproveitar o momento em que o país vai estar cheio de estrangeiros.

“Se tem um jogo do Brasil contra a Croácia, procure os croatas! Não importa se você quer ver jogo ou não, aproveite o momento em que o país vai estar fervilhando de estrangeiros e vá conhecê-los!”.

AfricaSul

O Gui tirou esta foto durante a Copa de 2010

Sobre a importância da realização daquela Copa para o povo sul africano, ele enalteceu a alegria dos anfitriões e como foi transformador para eles sediarem um evento tão importante; terem os olhos do mundo inteiro voltados pro seu país, e da oportunidade de ter sua cultura disseminada mundialmente. Ele também contou da alegria das comemorações das torcidas, principalmente as que envolvia os mexicanos e conseguiu passar um pouco disso no clipe que editou com os vídeos que fez durante a viagem: