Trujillo: cenário medieval e cervejas artesanais

Cervezada de Trujillo

Trujillo é uma cidadezinha medieval da comunidade autônoma da Extremadura, cerca de 250Km da capital Madrid. Seus menos de dez mil habitantes vivem entre suas ruelas de pedra, cercados por imponentes catedrais, palácios , praças monumentais e até um castelo árabe. Parece cenário de Game of Thrones? Correto! Foram gravadas cenas da 7ª temporada em Trujillo e outros lugares da região como Cáceres. Agora imagine o cenário descrito cercado por uma enorme muralha de pedra e um alegre festival de cervejas artesanais acontecendo na praça principal. Incrível, não é?

A cidade de Trujillo já é famosa na Europa pelo festival de queijos que abriga todo ano. Com o sucesso das cervejas caseiras na região, os locais criaram o primeiro festival de cervejas artesanais. A cervejada aconteceu nos dias 18 e 19 de março e contou com o talento de 26 cervejeiros de toda a Espanha e produtores da riquíssima culinária extremeña: várias qualidades de queijos (prove o tarta de casar), pães e embutidos deliciosos como a Patatera de Extremadura, linguiça feita da mistura de purê de batatas, pimentões e porco ibérico.

1ª Cervezada de Trujillo.

O festival de cerveja foi muito bem organizado e contava com apenas duas cervejarias “estrangeiras” entre os 26 participantes. Foi uma ótima oportunidade para conhecer as cervejas artesanais espanholas, como a vencedora da categoria Pale Ale: Hecatombe Lost Horse. Eram vendidas fichas no valor de 2€ que valiam tanto para as cervejas quanto para as tapas (comidas). As provas eram gratuitas!

A cidade também é um espetáculo à parte. O clima agradável e os dias ensolarados predominam na região, convidando os turistas a caminhar por suas ladeiras medievais, beber um bom vinho sentados na grama e conhecer seus antigos museus e o castelo. E que tal apreciar a vista do alto da torre de uma catedral do século XIII? Sim! Parece um sonho. Entre enormes sinos de ferro do alto da torre da Igleza Santa María la Mayor, vemos a pequena vila onde ruidosas cegonhas constroem seus ninhos nos telhados de barro vermelho, que se estendem do topo da colina até o vale. Campos verdes e pastos onde centenas de ovelhas caminham sossegadas, se espalham por todo o horizonte.

Metade de um dia é suficiente para conhecer os pontos imperdíveis de Trujillo mas é sempre válido curtir com calma e claro, passar uma noite numa das pousadinhas da cidade. Os principais pontos são: Plaza Mayor, Igleza de San Martín, Calle Ballesteros, Plaza de Santiago, Igleza de Santa María la Mayor e o Castelo. Entre um lugar e outro, ruelas e alguns poucos cafés com todo o charme medieval.

Entre muitas delícias locais imperdíveis, não deixe de provar os já citados Queijo Tarta de Casar, feito com leite de ovelha e a Patatera Extremeña.

Veja alguns hotéis para passar uma noite ou mais em Trujillo.

Trujillo é bastante conhecida na Espanha por ser um dos pueblos mais bonitos e bem preservados do país. Por sorte ainda não é explorado massivamente por turistas de outros países e ainda preserva seu ar interiorano. A vantagem disso é que não precisamos disputar espaço na foto com as multidões que vemos em outros lugares.

Trujillo

Cidade medieval e suas praças

Trujillo

Patateras Extremeñas (linguiça) e Tartas de Casar (queijos)

Ruínas de Trujillo