Quem conhece a calçotada catalana?

Calçotada catalana

Calçotada catalana

Eu mesmo não conhecia, toda a experiência foi novidade. Em um passeio à cidade de Barcelona, fomos convidados por um grupo de amigos para a calçotada, que aconteceria na horta de uma família catalã, a 40 minutos de Barcelona, em Corbera de Llobregat. Uma experiência gastronômica para os amantes de iguarias, bem parecida com o nosso churrasco de domingo, porém com menos carne. A estrela da vez é o calçot!

Mas que é o calçot? O calçot é uma variedade da cebola, parecido com o alho poró, mas com o sabor bem distinto. Ele brota no final do inverno europeu na região da Cataluña e logo são assados na brasa, devorados acompanhados de um molho especial, similar ao romesco (a salvitxada – uma mistura de tomate, alho, amendoas, avelã, pão, azeite e pimentões da região) que é literalmente de lamber os dedos. O que também não falta em toda calçotada é a farta variedade de vinhos e vermuts caseiros, além de muita cerveja. As carnes, queijos e embutidos ficam de segundo plano. Motivos assim não faltam para reunir a família e amigos entre as oliveiras e cerejeiras em flor nos quintais das casas no interior da região.

Alguns restaurantes da região também servem calçots e o ideal é entrar em contato com eles antes para confirmar disponibilidade, veja algumas opções:

O restaurante Maur Muntaner e o Balmes Roselló ficam na região central de Barcelona e preparam os calçots em forno à lenha. O Can Cortada  fica mais afastado do centro, mas é possível chegar de metro (estação Horta) e tem menu especial completo que inclui calçots por 38€ com bebida (preço de 2017). O El Mirador de Can Cases, mais afastado e tem clima de interior, além do restaurante funciona uma Vermuteria no local.

Se lambuze!

Se lambuze!

Mesa farta!

Mesa farta!

Se for marinheiro de primeira viagem em uma calçotada, não vá de roupa branca e prepare-se para a sujeira. Os calçots se comem com as mãos, arrancando a casca carbonizada para então degustar o interior da planta com o molho especial. Não fique tímido se oferecerem um babador, ele será extremamente útil.

Vinho, cerveja, vermut e amigos.

Vinho, cerveja, vermut e amigos.

Corbera de Llobregat