O Safári da Estrela Negra

Tags:

Dica de leitura · por · André L. Nunes

Já faz algum tempo que li O Safári da Estrela Negra, de Paul Theroux e a obra continua figurando a lista dos melhores livros que já li. Eu estava em uma livraria de Belo Horizonte buscando novas leituras quando me deparei com um livro de capa bem interessante. Um trem, uma paisagem selvagem, um título forte. Logo imaginei que seria um roteiro de trem sobre a África e ali mesmo mergulhei nas primeiras páginas. Algumas semanas mais tarde, percebi porque Paul Theroux é considerado o autor que reinventou os livros de viagem.

O livro conta a história do próprio autor, um professor norte americano que após décadas retorna ao continente selvagem, em uma viagem que começa no norte do Egito e vai até a África do Sul. Ao longo da narração, Theroux coloca lado a lado a África de anos antes (quando era professor no Malaui) e a realidade atual do continente.

Uma mistura de diário de bordo, jornalismo investigativo à moda National Geographic e diálogos inteligentes e provocadores. Com personagens que vão desde políticos à mendigos, o livro hipnotiza do começo ao fim.

O Safari da Estrela Negra mostra que viagens não são só mil maravilhas e que a realidade, por pior que seja pode ser uma experiência grandiosa.

Livro

 Theroux, Paul

O safári da estrela negra : uma viagem através da África

tradução: Paulo afonso. Rio de Janeiro : Editora Objetiva, 2009.

Tags: