Jantar diferente em Tel Aviv

Eu já tinha contado sobre uma das minhas boas descobertas de 2013, o EatWith. Agora eu conto como foi a experiência de ir jantar lá na casa da Andrea, em Tel Aviv, e como isso foi parar na TV russa!

A Andrea mora no delicioso bairro de Old Jaffa – ou Yafo, a milenar cidade portuária que hoje é um bairro da cidade de Tel Aviv. Jaffa preserva muitas de suas construções antigas, em um centro com ruelas e becos onde não circulam carros. Tem ótimos restaurantes, cafés, galerias de arte e um mercado das pulgas imperdível que se estende por vários quarteirões. O por do sol ali é inesquecível. De um lado, o sol se põe no Mar Mediterrâneo e do outro, a “Velha Yafo” emite um brilho dourado, fruto da luz do sol refletida nas construções feitas com pedra de Jerusalém – nome dado à pedra muito usada até hoje em construções no Oriente Médio.

Old Jaffa Port

O velho porto de Jaffa.

Depois de assistir ao por do sol, seguimos para a casa da nossa anfitriã. A grande surpresa foi ter sido recebido pela equipe de um canal de TV russo, que filmou nossa chegada e acompanhou o início da nossa noite. A Andrea já tinha me perguntado se haveria problema em dividirmos espaço com alguns russos que iriam lá para fazer uma reportagem. Eu respondi que compartilharíamos a atenção dela com os russos sem problemas, mas não esperava ser recebido com uma câmera à postos, gravando nossa chegada quando a porta se abriu. Aquilo acabou sendo muito cômico e deixou o início da noite mais agitado. A integração entre todos foi imediata. Mas os russos só estavam lá para gravar algumas cenas para uma reportagem sobre o EatWith, e não ficaram para comer conosco. O vídeo da TV russa está aí. No minuto 2:06 começa a reportagem, aos 3:00 entramos na casa dela, e no final, aos 5:18 tem mais um brinde:

video eatwith TV russa

A Andrea é israelense e mora com a Zina, que é russa.  As duas nos receberam de forma calorosa, e convidaram alguns amigos que levaram várias garrafas de vinho. Entre os amigos, tinha um alemão e outra israelense que morou na China. O ambiente que se formou era a representação de tudo que eu já tinha lido sobre Tel Aviv: descontração, comida boa e pessoas de nacionalidades diferentes interagindo.  Além de provar pratos da gastronomia local, o que mais queríamos naquela noite era conhecer de perto aquelas pessoas, e descobrir como é a vida delas na cosmopolita Tel Aviv. A comida estava deliciosa e o grande destaque foi a pasta de humus com cenoura, que era para ser um tira-gosto mas estava tão bom que acabou se tornando meu prato principal.
                                                                                                                                                                                                                      .  
humus

Humus com cenoura : a foto é do perfil da Andrea no EatWith.

Receita do Humus de cenoura

Para os que gostam de se aventurar na cozinha, aqui está a receita dessa maravilha. Pois como disse a própria Andrea, dona da receita, “boa comida deve ser sempre compartilhada!”

  • 7 a 10 cenouras médias
  • uma xícara de grão de bico
  • tahine (à gosto)
  • suco de 2 limões
  • sal à gosto
  • azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • Cobrir as cenouras e colocá-las no forno até ficarem macias. Após as cenouras esfriarem um pouco, misture todos os ingredientes num processador ou liquidificador.
.
eatwithnight

Essa noite deixou saudade!