Curso de culinária em Bangkok

Durante os dias que passamos em Bangkok, uma das coisas mais legais que fizemos foi o mini curso de culinária local. O dia começou cedo, por volta das 7:00 da manhã o pessoal da Baipai Thai Cooking School já estava com o carro parado na porta do hotel esperando por nós. Primeiro fomos até um mercado público onde a simpática assistente da escola, a Jit, nos apresentou diversas especiarias e frutas deliciosas. Lá compramos os ingredientes para cozinhar durante a aula e conhecemos os detalhes de cada um. Provamos várias frutas e ainda compramos especiarias para trazer ao Brasil.

Nas viagens que faço uma das coisas que mais curto é tentar compreender ao máximo a gastronomia local, principalmente nos lugares em que os aromas e especiarias são marcantes. Muito mais que aprender a fazer os pratos deste curso, eu descompliquei o tempero Thai na minha cabeça e hoje Capim limão, Gengibre, folha de limoeiro (sim!!!), entre outras coisas, fazem parte da maioria das receitas que preparo. Além disso, Curry fresco (verde ou vermelho) com camarão, frango, porco ou tudo junto, se tornaram os pratos preferidos aqui em casa!

Depois do mercado fomos para a escola, que fica no subúrbio de Bangkok. É uma casa com pinta de chácara, com lago e um paisagismo impecável. A cozinha é aberta e cada aluno tinha sua ‘ilha’, com todos os utensílhos necessários para preparar as três receitas que aprendemos naquele dia: Salada de mamão verde, Red Curry fresco (curry vermelho), que usamos para preparar uma carne de porco com bambu; e um Frango envolto de folhas de Pandanus. É claro que depois de cozinhar, nós saboreamos tudo isso!

BaiPai and Market

As frutas no mercado

Cooking at BaiPai

As receitas prontas

BaiPai Cooking School Bangkok

A escola

 

BaiPai Cooking

Mercado Público

Cooking at Baipai Thai School

Cozinhando em Bangkok

Por termos escolhido passar no mercado (vale a pena!), não aprendemos a fazer a sobremesa.

Preço: THB 2,200 por pessoa. Inclui transporte ida/volta, e o almoço.

Duração: Manhã toda.

(Data da viagem: Setembro de 2014)